SE DEUS TE ESCOLHEU ELE TE CAPACITA

I Samuel 1: 17
Tema Específico: Capacitação espiritual.
Afirmação Teológica:
Uma das maiores verdades deste texto bíblico é a seguinte:
O SENHOR NOSSO DEUS NOS CAPACITA PARA
VENCERMOS OS “GIGANTES” QUE A CADA
DIA APARECEM EM NOSSA CAMINHADA.

– Vejamos as CAPACIDADES que Deus deu a Davi naquele dia:

1. CAPACIDADE DE FICAR INDIGNADO – vs 26.
Deus nos capacita a ficarmos indignados da forma correta:
a) Uma indignação não-egoísta: Davi não tomou aquelas afrontas de Golias como se fossem contra si mesmo, mas contra seu povo.
b) Uma indignação não-conformista: Ele não ficou sentado exigindo que alguém fizesse alguma coisa, ao contrário, ofereceu-se voluntariamente para enfrentar o gigante.
c) Uma indignação não-interesseira: Ele não estava preocupado consigo mesmo, nem com sua segurança, nem com seu conforto pessoal, nem com as generosas recompensas oferecidas pelo rei para quem vencesse Golias (vs 25).
c) Uma indignação não-vulgar: Ele não podia aceitar que Golias afrontasse o Deus de Israel. Havia um belíssimo elemento de zelo santo em sua indignação.

2. CAPACIDADE DE RESISTIR ÀS CRÍTICAS – vs 28-30.
As críticas que sofreu foram duras e severas, pois vieram do seu irmão mais velho, que o classificou como presunçoso, maldoso e bisbilhoteiro, mas Davi não se abalou com elas.

3. CAPACIDADE DE AGIR COM CORAGEM – vs 31-37.
Coragem sim; suicídio, não! Davi era corajoso, mas não era suicida.
Sua coragem não estava baseada em discursos bem elaborados, nem em especulações pseudo-teológicas ou doutrinas positivistas.

Não! Sua coragem estava baseada em suas anteriores experiências pessoais com o Deus vivo, que o livrara das garras do leão e do urso e certamente o livraria das mãos do filisteu – vs 34-37.

4. CAPACIDADE DE AGIR COM SIMPLICIDADE – vs 38-40.
Nada de coisas espetaculares. Nada de espada, armadura ou capacete de bronze.
Nada de amuletos, sinais divinos, profecias ou milagres.
Tão somente uma funda, 5 pedrinhas lisas e sua fé em Deus.

5. CAPACIDADE DE IR ATÉ O FIM – vs 48-51.
Davi foi correndo ao encontro do gigante e o acertou na cabeça. Quando Golias caiu já estava morto, mas, mesmo assim, ele fez questão de sedimentar a vitória do seu povo: cortou a cabeça do gigante e a levantou, para horror dos seus inimigos, que fugiram correndo e foram destruídos na derrocada.

CONCLUSÃO
O Senhor nosso Deus nos faz vencer, dando-nos:
– Capacidade de ficar indignado da forma correta.
– Capacidade de resistir às críticas.
– Capacidade de agir com coragem.
– Capacidade de agir com simplicidade.
– Capacidade de ir até o fim.

Autor: Recebi pelo orkut

tag: SE DEUS TE ESCOLHEU ELE TE CAPACITA