RECURSOS PARA O CRESCIMENTO EM CRISTO JESUS

RECURSOS PARA O CRESCIMENTO EM CRISTO JESUS
SÉRIE NOVOS CONVERTIDOS
2 – A PALAVRA DE DEUS :
“ Lâmpada para os meus pés e a tua palavra e luz para o meu caminho ” escreveu o salmista. Outra vez declarou: “ escondi a tua palavra no meu coração, para não pecar contra ti ”. A Bíblia é de origem grega e significa livros. Embora tenhamos a Bíblia na conta de um só livro, na realidade ela é constituída de uma coleção de livros menores. Ao todo são 66 livros, 39 compõem o novo Testamento e 27, o velho Testamento. A Bíblia foi escrita por 40 homens aproximadamente, num período aproximado de 1.500 anos. Esses homens foram ajudados pelo Espirito Santo a escrever a palavra de Deus. Esta é a razão pela qual , apesar de ter sido escrita por homens, ela é chamada “ palavra de Deus ”.
Os livros da Bíblia foram uma unidade, apesar de ter sido escrita por homens diferentes de costumes diversos e que também viveram em épocas diferentes. Por exemplo: Amós foi pastor de gado; Davi era rei; Paulo, além de intelectual, tinha o ofício de fabricante de tendas; Lucas era médico; Pedro e João eram pescadores. Estes livros se harmonizam entre si justamente porque o Espirito Santo justamente ajudou o escritor de cada um deles.
A Bíblia contém verdades que os homens não poderiam ter descobertos por si mesmo. Ninguém poderia ter escrito sobre a criação do universo, sem que Deus lhe houvesse revelado. Sabemos através da história, que certos fatos começaram. Mas ao lermos a Bíblia verificamos que vários destes acontecimentos foram profetizados muitos anos antes. ( ler Lucas 4 : 21 ). Deus ajudar-nos-á reconhecer que a Bíblia é verdade, se desejarmos sinceramente seguir seus caminhos. Em João 7 : 17 há uma maravilhosa promessa a este respeito. Jesus deu testemunho a respeito da inspiração da Bíblia. Leia Lucas 24 : 27.
A INFLUÊNCIA DA BÍBLIA NA TRANSFORMAÇÃO DE VIDAS – A mensagem da Bíblia transforma o homem. Pode-se sentir pessoalmente a sua influência transformadora todos os dias; quando estamos tristes, a sua leitura dá conforto; quando estamos com medo, ela inspira confiança; quando estamos em desespero, ela infunde esperança. Ela contém o bálsamo, a palavra certa para a necessidade de cada indivíduo.
Deus fala a você através da Bíblia. Lendo-a, você começa a conhecer Deus, a entender e obedecer as orientações dele para a sua vida particular, e a participação na igreja que você freqüenta. A primeira parte da Bíblia que começa com o livro de Gênesis e termina com o livro de Malaquias é o Antigo Testamento ou simplesmente AT. O Velho Testamento inicia com a criação do Universo e do homem, continuando com o dilúvio e a história do povo de Deus, Israel. O Velho Testamento possue cinco divisões: Lei, Livros Históricos, Poéticos, Profetas Maiores e Profetas Menores. Depois de Malaquias, o último livro do antigo testamento, inicia-se o Novo Testamento, com vinte e sete livros assim divididos: Evangelhos, História, Cartas de Paulo, Cartas Gerais e Livros Poéticos. o Novo Testamento é conhecido pela letra inicial NT .
As Bíblias que estão nas mãos dos crentes na igreja para leitura e estudo são escritas em diversas versões. As versões são resultantes de atualizações de uma tradução. A tradução significa passar tudo o que foi escrito em um idioma para outro; no caso da Bíblia passou-se tudo que estava escrito em hebraico e em grego para o português. A tradução mais utilizadas é a de João Ferreira de Almeida. As versões principais da Bíblia em português são:
· ARC – Almeida Revista e Corrigida.
· ARA – Almeida Revisada e Atualizada.
A FINALIDADE DA BÍBLIA – Podemos dizer que a finalidade da Bíblia é a Salvação de todos os homens. Para dar conseqüência a esta finalidade ela principia por revelar Deus ao homem. Esta revelação é feita por iniciativa do próprio Deus e, ao recebê-lo o homem recebe também a revelação do plano que Deus tem para sua salvação ( João 20 : 30 – 31 ). Mas uma vez salvo, é necessário crescer na graça e no conhecimento de Jesus Cristo. ( II Pedro 3 : 18 ). Há cinco sugestões práticas sobre como podemos e devemos utilizar a Bíblia como um programa de crescimento espiritual:
1 ) OUÇA A PALAVRA DE DEUS: ( leia Romanos 10 : 17 ) de que modo alguém pode ter fé no coração? Ouvir é importante. ( leia Lucas 8 : 15 ).
2 ) LEIA A PALAVRA DE DEUS: consulte João 5 : 39
3 ) ESTUDE A PALAVRA DE DEUS: O estudo concientiza mais, faz-nos participantes da palavra. Leia II Timóteo 2 : 15.
4 ) MEMORIZE A PALAVRA DE DEUS: somos incentivados a memorizar a palavra de Deus, para melhor aplicá-la em nosso viver.
5 ) MEDITE NA PALAVRA DE DEUS: Compare as diferenças entre a vida de um homem piedoso e temente a Deus e a de um ímpio, segundo o Salmo 1. Leia ainda Filipenses 4 : 8 e Colossenses 3 : 1-5 e responda: qual o segredo da vitoria na vida cristã.

TAG: RECURSOS PARA O CRESCIMENTO EM CRISTO JESUS

Deus te ama e tem um plano maravilhoso de vida e salvação para você!!!
Pastor Júlio Fonseca

Compartilhe esta publicação

Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp
Share on print
prjulio

prjulio

Pastor da Igreja de Deus no Bairro Santa Terezinha - Catalão/Go. Pastoreando a 16 anos, pai de 5 filhos, Servo do Deus altíssimo, utilizando a internet como meio de propagação da palavra de Deus a quem desejar. Com humildade e amor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

whatsapp

Últimas Postagens