RECURSOS PARA O CRESCIMENTO EM CRISTO JESUS

SÉRIE NOVOS CONVERTIDOS
2 – A PALAVRA DE DEUS :
“ Lâmpada para os meus pés e a tua palavra e luz para o meu caminho ” escreveu o salmista. Outra vez declarou: “ escondi a tua palavra no meu coração, para não pecar contra ti ”. A Bíblia é de origem grega e significa livros. Embora tenhamos a Bíblia na conta de um só livro, na realidade ela é constituída de uma coleção de livros menores. Ao todo são 66 livros, 39 compõem o novo Testamento e 27, o velho Testamento. A Bíblia foi escrita por 40 homens aproximadamente, num período aproximado de 1.500 anos. Esses homens foram ajudados pelo Espirito Santo a escrever a palavra de Deus. Esta é a razão pela qual , apesar de ter sido escrita por homens, ela é chamada “ palavra de Deus ”.
Os livros da Bíblia foram uma unidade, apesar de ter sido escrita por homens diferentes de costumes diversos e que também viveram em épocas diferentes. Por exemplo: Amós foi pastor de gado; Davi era rei; Paulo, além de intelectual, tinha o ofício de fabricante de tendas; Lucas era médico; Pedro e João eram pescadores. Estes livros se harmonizam entre si justamente porque o Espirito Santo justamente ajudou o escritor de cada um deles.
A Bíblia contém verdades que os homens não poderiam ter descobertos por si mesmo. Ninguém poderia ter escrito sobre a criação do universo, sem que Deus lhe houvesse revelado. Sabemos através da história, que certos fatos começaram. Mas ao lermos a Bíblia verificamos que vários destes acontecimentos foram profetizados muitos anos antes. ( ler Lucas 4 : 21 ). Deus ajudar-nos-á reconhecer que a Bíblia é verdade, se desejarmos sinceramente seguir seus caminhos. Em João 7 : 17 há uma maravilhosa promessa a este respeito. Jesus deu testemunho a respeito da inspiração da Bíblia. Leia Lucas 24 : 27.
A INFLUÊNCIA DA BÍBLIA NA TRANSFORMAÇÃO DE VIDAS – A mensagem da Bíblia transforma o homem. Pode-se sentir pessoalmente a sua influência transformadora todos os dias; quando estamos tristes, a sua leitura dá conforto; quando estamos com medo, ela inspira confiança; quando estamos em desespero, ela infunde esperança. Ela contém o bálsamo, a palavra certa para a necessidade de cada indivíduo.
Deus fala a você através da Bíblia. Lendo-a, você começa a conhecer Deus, a entender e obedecer as orientações dele para a sua vida particular, e a participação na igreja que você freqüenta. A primeira parte da Bíblia que começa com o livro de Gênesis e termina com o livro de Malaquias é o Antigo Testamento ou simplesmente AT. O Velho Testamento inicia com a criação do Universo e do homem, continuando com o dilúvio e a história do povo de Deus, Israel. O Velho Testamento possue cinco divisões: Lei, Livros Históricos, Poéticos, Profetas Maiores e Profetas Menores. Depois de Malaquias, o último livro do antigo testamento, inicia-se o Novo Testamento, com vinte e sete livros assim divididos: Evangelhos, História, Cartas de Paulo, Cartas Gerais e Livros Poéticos. o Novo Testamento é conhecido pela letra inicial NT .
As Bíblias que estão nas mãos dos crentes na igreja para leitura e estudo são escritas em diversas versões. As versões são resultantes de atualizações de uma tradução. A tradução significa passar tudo o que foi escrito em um idioma para outro; no caso da Bíblia passou-se tudo que estava escrito em hebraico e em grego para o português. A tradução mais utilizadas é a de João Ferreira de Almeida. As versões principais da Bíblia em português são:
· ARC – Almeida Revista e Corrigida.
· ARA – Almeida Revisada e Atualizada.
A FINALIDADE DA BÍBLIA – Podemos dizer que a finalidade da Bíblia é a Salvação de todos os homens. Para dar conseqüência a esta finalidade ela principia por revelar Deus ao homem. Esta revelação é feita por iniciativa do próprio Deus e, ao recebê-lo o homem recebe também a revelação do plano que Deus tem para sua salvação ( João 20 : 30 – 31 ). Mas uma vez salvo, é necessário crescer na graça e no conhecimento de Jesus Cristo. ( II Pedro 3 : 18 ). Há cinco sugestões práticas sobre como podemos e devemos utilizar a Bíblia como um programa de crescimento espiritual:
1 ) OUÇA A PALAVRA DE DEUS: ( leia Romanos 10 : 17 ) de que modo alguém pode ter fé no coração? Ouvir é importante. ( leia Lucas 8 : 15 ).
2 ) LEIA A PALAVRA DE DEUS: consulte João 5 : 39
3 ) ESTUDE A PALAVRA DE DEUS: O estudo concientiza mais, faz-nos participantes da palavra. Leia II Timóteo 2 : 15.
4 ) MEMORIZE A PALAVRA DE DEUS: somos incentivados a memorizar a palavra de Deus, para melhor aplicá-la em nosso viver.
5 ) MEDITE NA PALAVRA DE DEUS: Compare as diferenças entre a vida de um homem piedoso e temente a Deus e a de um ímpio, segundo o Salmo 1. Leia ainda Filipenses 4 : 8 e Colossenses 3 : 1-5 e responda: qual o segredo da vitoria na vida cristã.

TAG: RECURSOS PARA O CRESCIMENTO EM CRISTO JESUS