RAABE A MERETRIZ QUE RECONHECEU O VERDADEIRO DEUS

Josué 2:1 – E JOSUÉ, filho de Num, enviou secretamente, de Sitim, dois homens a espiar, dizendo: Ide reconhecer a terra e a Jericó. Foram, pois, e entraram na casa de uma mulher prostituta, cujo nome era Raabe, e dormiram ali. 2 Então deu-se notícia ao rei de Jericó, dizendo: Eis que esta noite vieram aqui uns homens dos filhos de Israel, para espiar a terra. 3 Por isso mandou o rei de Jericó dizer a Raabe: Tira fora os homens que vieram a ti e entraram na tua casa, porque vieram espiar toda a terra. 4 Porém aquela mulher tomou os dois homens, e os escondeu, e disse: É verdade que vieram homens a mim, porém eu não sabia de onde eram. 5 E aconteceu que, havendo-se de fechar a porta, sendo já escuro, aqueles homens saíram; não sei para onde aqueles homens se foram; ide após eles depressa, porque os alcançareis.

Ela escondeu os Homens ela mentiu.

8 E, antes que eles dormissem, ela subiu a eles no eirado; 9 E disse aos homens: Bem sei que o SENHOR vos deu esta terra e que o pavor de vós caiu sobre nós, e que todos os moradores da terra estão desfalecidos diante de vós. 10 Porque temos ouvido que o SENHOR secou as águas do Mar Vermelho diante de vós, quando saíeis do Egito, e o que fizestes aos dois reis dos amorreus, a Siom e a Ogue, que estavam além do Jordão, os quais destruístes. 11 O que ouvindo, desfaleceu o nosso coração, e em ninguém mais há ânimo algum, por causa da vossa presença; porque o SENHOR vosso Deus é Deus em cima nos céus e em baixo na terra.

Ela reconhece o poder de Deus, e teme a ele.

12 Agora, pois, jurai-me, vos peço, pelo SENHOR, que, como usei de misericórdia convosco, vós também usareis de misericórdia para com a casa de meu pai, e dai-me um sinal seguro, 13 De que conservareis com a vida a meu pai e a minha mãe, como também a meus irmãos e a minhas irmãs, com tudo o que têm e de que livrareis as nossas vidas da morte. 14 Então aqueles homens responderam-lhe: A nossa vida responderá pela vossa até à morte, se não denunciardes este nosso negócio, e será, pois, que, dando-nos o SENHOR esta terra, usaremos contigo de misericórdia e de fidelidade.

Ela faz um trato, ela quer a salvação sua e de sua família, ela faz um pacto de salvação.

18 Eis que, quando nós entrarmos na terra, atarás este cordão de fio de escarlata à janela por onde nos fizeste descer; e recolherás em casa contigo a teu pai, e a tua mãe, e a teus irmãos e a toda a família de teu pai. 19 Será, pois, que qualquer que sair fora da porta da tua casa, o seu sangue será sobre a sua cabeça, e nós seremos inocentes; mas qualquer que estiver contigo, em casa, o seu sangue seja sobre a nossa cabeça, se alguém nele puser mão.

Foi feito a ela uma advertência, se ela se mantivesse fiel ao seu compromisso nada de mal iria atingir a ela, nem a seus familiares, mais haveria muita dor e tristeza a sua volta.

Conclusões:

1. Era uma prostitua, seu pecado não a impediu de reconhecer a Deus.
2. Reconheceu a Deus, morando numa terra corrupta.
3. Decidiu ajudar o povo de Deus.
4. Correu risco de vida, porém não relutou em esconder os espias.(relutamos em fazer a obra do senhor?)
5. Salvou a ela e sua família.
6. Marcou sua casa para que o povo de Deus não a tocasse, com uma fita escarlate.
7. Figura entre a decendência de José pai de Jesus.

(Josué 6:25) – Assim deu Josué vida à prostituta Raabe e à família de seu pai, e a tudo quanto tinha; e habitou no meio de Israel até ao dia de hoje; porquanto escondera os mensageiros que Josué tinha enviado a espiar a Jericó.

Habitou com o povo de Israel.

(Hebreus 11:31) – Pela fé Raabe, a meretriz, não pereceu com os incrédulos, acolhendo em paz os espias.

(Tiago 2:25) – E de igual modo Raabe, a meretriz, não foi também justificada pelas obras, quando recolheu os emissários, e os despediu por outro caminho?

Tag: RAABE A MERETRIZ QUE RECONHECEU O VERDADEIRO DEUS