O QUE FAZER DIANTE DA CRISE ?

(Salmos 131:1-3) – SENHOR, o meu coração não se elevou nem os meus olhos se levantaram; não me exercito em grandes matérias, nem em coisas muito elevadas para mim. – Certamente que me tenho portado e sossegado como uma criança desmamada de sua mãe; a minha alma está como uma criança desmamada. – Espere Israel no SENHOR, desde agora e para sempre.

Introdução:

Talvez a palavra que melhor descreve os nossos dias é “Crise”.
Davi no Sl 131 apresenta uma receita eficaz para as situações de Crise.
Crises: 1- Sociais – Desemprego, Criminalidade.
            2- Morais – Imoralidade, Corrupção.
            3- Econômicas – Dinheiro.
            4- Espirituais – Paz, Desespero, Angustia, Decepção, Amargura.

Como enfrentar a Crise? O que fazer diante da Crise.

1 – Não perca a Coragem.
Não Temas, não tenha receio; Sê corajoso e forte. Enfrente a Crise, sem medo. Sl 23.
(Salmos 23:1-6) 1     O SENHOR é o meu pastor, nada me faltará.

2     Deitar-me faz em verdes pastos, guia-me mansamente a águas tranqüilas.
3     Refrigera a minha alma; guia-me pelas veredas da justiça, por amor do seu nome.
4     Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam.
5     Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos, unges a minha cabeça com óleo, o meu cálice transborda.
6     Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na casa do SENHOR por longos dias.
2 – Reconheça a Grandeza de Deus.
Deus é Grande. Dominador, Soberano. Tudo está sob o seu controle. Ele é Senhor.
Senhor da Situação. Circunstâncias. Senhor da Crise.
Maior, bem maior que a sua Crise.

3 – Evite o orgulho e a Altivez.

V 1-(Salmos 131:1) – SENHOR, o meu coração não se elevou nem os meus olhos se levantaram; não me exercito em grandes matérias, nem em coisas muito elevadas para mim.

3.1 Não seja orgulhoso. A Humildade é a virtude pela qual reconhece o defeito e conta com a ajuda de Deus. Inquietude, nos torna insatisfeitos com que temos e preocupados com o que todos os outros estão fazendo.

3.2 O nosso século é das coisas grandes.
Grandes fortunas, grandes feitos, grandes descobertos, grandes conquistas. Recordes.

3.3 Mas, o que é grande para o mundo constitui-se desprezível aos olhos de Deus.
 (Marcos 8:36)-Pois, que aproveitaria ao homem ganhar todo o mundo e perder a sua alma?
 (I João 2:15-17) 15     Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele. 16     Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo. 17     E o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre.
 (Jeremias 45:5) – E procuras tu grandezas para ti mesmo? Não as procures; porque eis que trarei mal sobre toda a carne, diz o SENHOR; porém te darei a tua alma por despojo, em todos os lugares para onde fores.
3.4 Os 4 familiares da Soberba – (Salmos 19:13)-   Também da soberba guarda o teu servo, para que se não assenhoreie de mim. Então serei sincero, e ficarei limpo de grande transgressão.
Egocêntrico – o eu como centro de Todo interesse.
Egoísmo – amor excessivo ao bem próprio, descobri.
– Egolatria – adoração de si mesmo, direção pelos alheios.
Egotismo – sentimento excessivo da própria personalidade.
Lembre-se:
1o. Simplicidade.
2o. Não me deixes esquecer da minha origem humilde, das minhas fraquezas, carências, limitações, ignorância, e de que sou homem, pecador, mortal, barro, pó.

4 – Mantenha-se Calmo (Tranqüilo, sereno). V.2. (Salmos 131:2) – Certamente que me tenho portado e sossegado como uma criança desmamada de sua mãe; a minha alma está como uma criança desmamada.
Nada de ansiedade, I Pe 5-7 — Semelhantemente vós jovens, sede sujeitos aos anciãos; e sede todos sujeitos uns aos outros, e revesti-vos de humildade, porque Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes. – Humilhai-vos, pois, debaixo da potente mão de Deus, para que a seu tempo vos exalte; – Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós.

4.1 Aquieta-se, ó alma! Calma.
4.2 Davi sossegou como uma criança se aquieta nos braços da sua mãe.
4.3 Nossa Tendência é a inquietação, Tensão, nervosismo, e ansiedade (chegamos a ficar até neuróticos).
4.4 Jesus é Paz, Bonança e Esperança Mc 4.39(Marcos 4:39)-        E ele, despertando, repreendeu o vento, e disse ao mar: Cala-te, aquieta-te. E o vento se aquietou, e houve grande bonança.; 5.36; (Marcos 5:36)-   E Jesus, tendo ouvido estas palavras, disse ao principal da sinagoga: Não temas, crê somente.  Jo 14.27. (João 14:27)- Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize.

O Garoto
“ Em alto mar, numa hora de pânico, um Garoto Tranqüilo no seu camarote, dizia: Eu sei que Tudo sairá, bem, quem está no comando deste navio é meu pai.”

5 – A Crise vai passar. (mariscos)
5.1 As tormentas, ciclones, furacões são rápida duram poucos minutos;
+ ou – 10’.
5.2 o choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manha… (Salmos 30:5) – Porque a sua ira dura só um momento; no seu favor está a vida. O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã.

6 – Deus é Senhor das Crises e Circunstancias.
6.1 não vem nenhuma crise que você não possa suportar.
6.2 Conte com assistência e ajuda de Deus.
6.3 Ele Tudo vê. Tudo conhece.
6.4 Supere a Crise. Vença.
6.5 Difícil não é administrar as coisas quando Tudo esta bem. Mas, a crise.

7 – Esperem em Deus (nada de Desespero)
7.1 A esperança em Deus é a nota mais alta que o salmista encontra para
      encerrar este belo salmo;
7.2 A esperança é o animo e a ancora do crente, Sl 12.1(Salmos 12:1) –  SALVA-NOS, SENHOR, porque faltam os homens bons; porque são poucos os fiéis entre os filhos dos homens.; Hb 6.18-19. (Hebreus 6:18-19)-   Para que por duas coisas imutáveis, nas quais é impossível que Deus minta, tenhamos a firme consolação, nós, os que pomos o nosso refúgio em reter a espera
nça proposta; – A qual temos como âncora da alma, segura e firme, e que penetra até ao interior do véu,

7.3Muitos perderam a esperança e esperam no pior.
7.4 Mas, o crente ter colocado em Deus a sua esperança. II Tm 1.12. (II Timóteo 1:12) – Por cuja causa padeço também isto, mas não me envergonho; porque eu sei em quem tenho crido, e estou certo de que é poderoso para guardar o meu depósito até àquele dia.
Conclusão:
Nos momentos e Tempos de Crise, Conflitos, Tensões, desespero, preocupações e ansiedades. O texto nos convida a confiar inteiramente em Deus.
tag:  O QUE FAZER DIANTE DA CRISE ?
Deus te ama e tem um plano maravilhoso de vida e salvação para você!!!
Pastor Júlio Fonseca

Compartilhe esta publicação

Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp
Share on print
prjulio

prjulio

Pastor da Igreja de Deus no Bairro Santa Terezinha - Catalão/Go. Pastoreando a 16 anos, pai de 5 filhos, Servo do Deus altíssimo, utilizando a internet como meio de propagação da palavra de Deus a quem desejar. Com humildade e amor.

0 comentário em “O QUE FAZER DIANTE DA CRISE ?”

  1. Estou enfrentando uma crise a 6 anos e estou praticamente sem forças, mas esse texto me ajudou a continuar lutando e tendo esperança de que tudo vai ser resolvido
    OBG

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

whatsapp

Últimas Postagens