O HOMEM E SEUS LIMITES

Texto: Gn 2: 7 – E formou o SENHOR Deus o homem do pó da terra, e soprou em suas narinas o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente. 8 E plantou o SENHOR Deus um jardim no Éden, do lado oriental; e pôs ali o homem que tinha formado. 9 E o SENHOR Deus fez brotar da terra toda a árvore agradável à vista, e boa para comida; e a árvore da vida no meio do jardim, e a árvore do conhecimento do bem e do mal. 10 E saía um rio do Éden para regar o jardim; e dali se dividia e se tornava em quatro braços.
Introdução: Deus criou um paraíso e colocou nele o homem.

1- A liberdade humana – “De toda árvore do jardim comerás livremente”.Deus colocou muitas árvores frutíferas à disposição do homem, representando tudo o que Deus nos dá para o nosso deleite.

(Gênesis 2:16) – E ordenou o SENHOR Deus ao homem, dizendo: De toda a árvore do jardim comerás livremente,

2 – O limite – “mas da árvore do conhecimento do bem e do mal não comerás”.
Não existe liberdade absoluta. O homem precisa, desde criança, conhecer os seus limites. A árvore proibida representa aquilo que pertence a Deus, ou aquilo que pertence ao próximo, ou aquilo que nos prejudicaria de alguma forma. O que Deus nos dá é muito mais do que aquilo que ele nos nega, pede ou proíbe.

(Gênesis 2:17) – Mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; …porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás.

3 – Consequências – “no dia em que dela comeres, certamente morrerás”. As proibições divinas têm o propósito de nos proteger. Não são opressoras, mas funcionam como cerca na beira no abismo.

Muitos entendem as proibições, mais não estão preocupados com as consequências.

O homem é livre para escolher seu destino, mais diante de tantas opções qual seria a mais adequada, o homem opta melhor quando entrega seu destino a Deus, você não necessita está no comando de sua vida, deixa Deus tomar algumas decisões por você, como? vc deve estar se perguntando. Quando tiver dúvidas sobre o que fazer, pergunte a sí mesmo, se Jesus estivesse aqui no meu lugar o que ele faria? Isso ajuda a trazer a memória a palavra de Deus, também devemos recorrer a bíblia e ao cultos nas igrejas locais para saber como nos comportar diante de várias situações. Lembre-se é pelas pisaduras de Jesus que somos sarados, isso implica em andar como ele andou.

(Isaías 53:5) – Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados.

Nota: devemos usufruir de tudo o que Deus nos dá, mas devemos respeitar os limites que ele estabeleceu. Os limites que Deus nos empoem é o mesmo limite que o Pai impõem sobre o filho para não o vêr sofrer, muitos tem as proibições de Deus como punição, uma imposição sem sentido, porém o fato é que seguindo os limites estabelecidos por Deus com certeza estaremos vivendo melhor, resguardados pela proteção de Deus. Muitos querem a proteção que cura e que nos traz as bênçãos porém a proteção proibitiva essa nem todos estão disposto a seguir.

(Provérbios 22:28) – Não removas os antigos limites que teus pais fizeram.

Tag: O HOMEM E SEUS LIMITES

Deus te ama e tem um plano maravilhoso de vida e salvação para você!!!
Pastor Júlio Fonseca

Compartilhe esta publicação

Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp
Share on print
prjulio

prjulio

Pastor da Igreja de Deus no Bairro Santa Terezinha - Catalão/Go. Pastoreando a 16 anos, pai de 5 filhos, Servo do Deus altíssimo, utilizando a internet como meio de propagação da palavra de Deus a quem desejar. Com humildade e amor.

0 comentário em “O HOMEM E SEUS LIMITES”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

whatsapp

Últimas Postagens