O DESENVOLVIMENTO DO NOVO SER EM CRISTO

SÉRIE PARA NOVOS CONVERTIDOS
A nova vida constitui-se numa experiência de crescimento até a maturidade em Cristo. Este crescimento é responsabilidade de cada pessoa que aceitou Jesus Cristo como salvador. O desenvolvimento do caráter Cristão é uma característica distintiva da fé Cristã. Podemos comparar a vida cristã a vida física. Ao nascimento segue-se o crescimento, não é mera opção. É uma condição indispensável. Leia II Pedro 3:18 e responda: Qual a responsabilidade de cada crente em relação a Cristo? O crescer na graça e no conhecimento de Jesus Cristo, significa que o cristão deve estar sempre caminhando em direção à meta. O alvo somente será atingido na eternidade, mas é nosso dever prosseguir em direção ao alvo. ( leia Filipenses 3:14 ).
· O DISCIPULADO É ESSENCIAL – O desenvolvimento do caráter é atingido através do verdadeiro discipulado. Mateus 11:29 – O aprender de Cristo é um imperativo dado pelo próprio Senhor; o discípulo é um aprendiz; ser discípulo de Jesus consiste em estar integrado numa experiência de aprendizagem que dura a vida toda, em convivência com Jesus como Senhor e mestre por excelência. É a obediência aos mandamentos do mestre que caracteriza o verdadeiro discípulo de Jesus. Leia João 15 : 14 – o discípulo precisa aprender a confiar e obedecer, a amar e a perdoar, a sofrer e a servir. A vida de discípulo deve ser a mais autêntica manifestação da pessoa de Jesus Cristo no mundo.
· O CONTROLE DO ESPIRITO – O discípulo de Jesus encontra no Espirito Santo uma fonte de poder inesgotável que o ajudará a crescer á imagem de Cristo. O discípulo agora não vive mais segundo a carne, mas é chamado homem espiritual ( I Cor. 2 : 14-15 ); sua vida longe de produzir os produtos da carne ( Gálatas 5 : 19-21 ), é um fluir constante da presença do Espirito Santo. Esta presença é manifestada por atitudes e ações, às quais Paulo chama de “ Frutos do Espirito ” ( Gálatas 5 : 22-26 ) .
A presença do Espirito em nossa vida é indispensável para o nosso crescimento, até que possamos compreender a pessoa de Cristo e a vontade de Deus. Nosso homem interior é fortalecido, quando o Espirito habita em nós. Podemos conhecer a presença de Cristo em nossos corações através da fé.
· ALVO DA NOVA VIDA – O alvo, a meta final da nova vida é a semelhança de Cristo. Somos filhos de Deus ( João 1 : 12; Romanos 8 : 14-17 ). Partilhamos da natureza Divina. O Propósito supremo de Deus é que sejamos conforme a imagem de seu filho ( leia Romanos 8 : 29 ). Este propósito é realizado, em certo sentido, ao nos tornarmos o novo ser em Cristo ( II Cor. 5 : 17 ). Assim, levamos uma vida inteiramente agradável ao Senhor, “ frutificando em toda boa obra, e crescendo no conhecimento de Deus” ( Colossenses 1 : 10 ). Estamos em pleno processo de transformação; o desenvolvimento do nosso caráter segundo a estatura de Cristo deve ser buscado com todas as forças de que dispomos. Ser cristão exige, pois, uma renovada determinação de viver a vida do novo ser em Cristo (Gálatas 2 : 20 ).

TAG:  O DESENVOLVIMENTO DO NOVO SER EM CRISTO