Jesus tem a natureza de Deus

Jesus tem a natureza de Deus

Jesus tem a natureza de Deus

A natureza de Deus:

Muitos teólogos, esudiosos e pastores, sempre afirmam que Jesus é o proprio Deus. este assunto é muito complexo, pois de fato Jesus é Deus no genero de sua natureza, porém afirmar que ele e Deus são uma unica pessoa e ao mesmo tempo divisivel em 3 partes é algo difícil de conceber. Porém podemos afirmar que Jesus tem a natureza de Deus de fato.

João 5:19-47

19 – Mas Jesus respondeu, e disse-lhes: Na verdade, na verdade vos digo que o Filho por si mesmo não pode fazer coisa alguma, se o não vir fazer o Pai; porque tudo quanto ele faz, o Filho o faz igualmente. 20 – Porque o Pai ama o Filho, e mostra-lhe tudo o que faz; e ele lhe mostrará maiores obras do que estas, para que vos maravilheis. 21 – Pois, assim como o Pai ressuscita os mortos, e os vivifica, assim também o Filho vivifica aqueles que quer. 22 – E também o Pai a ninguém julga, mas deu ao Filho todo o juízo;

Observações da natureza de Deus:

  • Jesus é Deus?
  • Jesus nada pode fazer, se Deus nele não se manifestar.
  • Jesus tem a missão de revelar a Deus.
  • Os mortos são os sem salvação, sem a vida eterna. Deus salva e Jesus perdoa os pecados possibilitando a salvação.
  • Se Deus é quem salva, Jesus é quem cria a possiblidade para que todos possam ser salvos.
  • Jesus vira julgar. Mateus:31 Quando, pois, vier o Filho do homem na sua glória, e todos os santos anjos com ele, então se assentará no trono da sua glória; 32 e diante dele serão reunidas todas as nações; e ele separará uns dos outros, como o pastor separa as ovelhas dos cabritos;

23 – Para que todos honrem o Filho, como honram o Pai. Quem não honra o Filho, não honra o Pai que o enviou. 24 – Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna, e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida. 25 – Em verdade, em verdade vos digo que vem a hora, e agora é, em que os mortos ouvirão a voz do Filho de Deus, e os que a ouvirem viverão.

Observações da natureza de Deus:

  • O caminho da salvação está em fazer o que Jesus nos ensinou.
    • Devemos conhece, aprender, aceitar, e praticar a palavra.
  • É preciso viver a palavra mais crendo em Deus.
    • Não pratico a palavra por obrigação, imitação, tradição ou medo. Faço por fé.
  • João 11:25 Declarou-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que morra, viverá;
  • A verdadeira vida é a que virá, pois ela é eterna. (Essa vida é pequena e passageira), fomos formados para a segunda vida e não para a primeira. A vida terrena é uma vida de provação.

26 – Porque, como o Pai tem a vida em si mesmo, assim deu também ao Filho ter a vida em si mesmo; 27 – E deu-lhe o poder de exercer o juízo, porque é o Filho do homem. 28 – Não vos maravilheis disto; porque vem a hora em que todos os que estão nos sepulcros ouvirão a sua voz. 29 – E os que fizeram o bem sairão para a ressurreição da vida; e os que fizeram o mal para a ressurreição da condenação. 30 – Eu não posso de mim mesmo fazer coisa alguma. Como ouço, assim julgo; e o meu juízo é justo, porque não busco a minha vontade, mas a vontade do Pai que me enviou.

Observações da natureza de Deus:

  • A vida em sí, é a vida que Jesus pode nos entregar.
  • Jesus pode julgar o homem, pois viveu como homem e sentiu na carne as fraquezas humanas.
  • O dia vem em que se separará os bons dos maus.
  • Quem faz a escolha não é Cristo, mais o homem decide como viver.

31 – Se eu testifico de mim mesmo, o meu testemunho não é verdadeiro. 32 – Há outro que testifica de mim, e sei que o testemunho que ele dá de mim é verdadeiro. 33 – Vós mandastes mensageiros a João, e ele deu testemunho da verdade. 34 – Eu, porém, não recebo testemunho de homem; mas digo isto, para que vos salveis. 35 – Ele era a candeia que ardia e alumiava, e vós quisestes alegrar-vos por um pouco de tempo com a sua luz. 36 – Mas eu tenho maior testemunho do que o de João; porque as obras que o Pai me deu para realizar, as mesmas obras que eu faço, testificam de mim, que o Pai me enviou.

Observações da natureza de Deus:

  • Para o Judeu não era aceito o que uma pessoa dizia de sí mesmo, mais o testemunho de outras pessoas. Pois quem fala de sí, só diz coisas boas.
  • João Batista deu testemunho da verdade e preparou o caminho para Jesus
  • Jesus não julgará por testemunho, pois ele conhece o coração humano.
  • Quem vê as obras de jesus sabe quem é que o envio. Pois Jesus foi contrário a tudo que sabiam de Deus, mas confirmou o que se sabia sobre Deus.

37 – E o Pai, que me enviou, ele mesmo testificou de mim. Vós nunca ouvistes a sua voz, nem vistes o seu parecer. 38 – E a sua palavra não permanece em vós, porque naquele que ele enviou não credes vós. 39 – Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam; 40 – E não quereis vir a mim para terdes vida. 41 – Eu não recebo glória dos homens; 42 – Mas bem vos conheço, que não tendes em vós o amor de Deus.

Observações da natureza de Deus:

  • Conhecemos que alguém pertence a um grupo social pela forma de agir ou vestir, pois notamos em Cristo as palavras e ações de verdadeiro filho de Deus.
  • Quem rejeita a Cristo rejeita o próprio Deus, pois Cristo e a personificação da vontade de Deus.
  • Para saber a vontade de Deus eles deveriam recorrer as escrituras, se o fizessem veriam que Jesus ensina o que Deus aprova.
  • Por fim ele adverte que eles precisam mudar e o amor é o caminho.

43 – Eu vim em nome de meu Pai, e não me aceitais; se outro vier em seu próprio nome, a esse aceitareis. 44 – Como podeis vós crer, recebendo honra uns dos outros, e não buscando a honra que vem só de Deus? 45 – Não cuideis que eu vos hei de acusar para com o Pai. Há um que vos acusa, Moisés, em quem vós esperais. 46 – Porque, se vós crêsseis em Moisés, creríeis em mim; porque de mim escreveu ele. 47 – Mas, se não credes nos seus escritos, como crereis nas minhas palavras?

Jesus teria a natureza de Deus?

  • Jesus foi condenado pela a acusação de se dizer “Filho de Deus”. Mais com sabedoria ele revela, se vim em nome de Deus, me julgam e crucificam. E se dissesse que era apenas um conhecedor das escrituras eles nada fariam a ele.
  • Advertência de Cristo é que eles faziam apenas o que parecia bom aos olhos de outras pessoas. Mais não faziam o que era bom aos olhos de Deus.
  • Os Judeus viviam a Tora, escritos do velho testamento e o pentateuco que são os primeiras 5 livros do velho testamento, cujo o autor é Moisés.
  • Atos 3:22 Pois Moisés disse: Suscitar-vos-á o Senhor vosso Deus, dentre vossos irmãos, um profeta semelhante a mim; a ele ouvireis em tudo quanto vos disser.

Por isso podemos afirmar que Jesus de fato tem a natureza de Deus.

Compartilhe esta publicação

Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp
Share on print
prjulio

prjulio

Pastor da Igreja de Deus no Bairro Santa Terezinha - Catalão/Go. Pastoreando a 16 anos, pai de 5 filhos, Servo do Deus altíssimo, utilizando a internet como meio de propagação da palavra de Deus a quem desejar. Com humildade e amor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

whatsapp

Últimas Postagens