Estudando o livro de jonas

Estudando o livro de jonas

Estudando o livro de jonas

Jonas nasceu em Gate-Hefer, perto de Nazaré, filho de Amitai, Jonas significa “pomba”, Conhecido como profeta missionario o livro de Jonas e composto de 4 capítulos. não se sabe quem foi o autor ou autores de livro de Jonas segundo os historiadores Jonas profetizou durando o reinado de Jeroboão II , rei de Israel no século VIII a.C. em 2Rs 14: 25 e Mt 12: 39-41 pode encontrar algumas refencias sobre o livro de Jonas.

Comecei a ler o livro de Jonas e fiquei impressionado com que podemos aprender lendo o livro de Jonas, tenho certeza que cada pessoa que ler este livro vai aprender algo diferente da parte de Deus, com o estudo que fiz sobre o pude retirar 3 coisas muito importante o pecado, arrependimento e salvação.

1-Pecado: Seres como podemos ver em Jonas 1 1-3 Deus fala com Jonas e ele foge da presença do senhor, Jonas não obedece uma ordem diréta de Deus. Olhe o que diz no versículo 3: “Jonas, porém, levantou-se para fugir da presença do Senhor para Társis. E, descendo a Jope, achou um navio que ia para Társis; pagou, pois, a sua passagem, e desceu para dentro dele, para ir com eles para Társis, longe da presença do Senhor”. Deus nos deu a livre arbítrio podemos tomar a decisão certa ou errada e tem muitas pessoas que estão tomando a decisão errada desobedecendo a chamada do senhor, Deus tem falando e muitas pessoas não esta dando a atenção, e acaba caindo em pecado e deixando a obra do senhor a fazer.

1.1-Consequência do pecado: toda ação tem um reação e isso não foi diferente com Jonas, ele pagou caro pelo seu pecado. ” Mas o Senhor lançou sobre o mar um grande vento, e fez-se no mar uma grande tempestade, de modo que o navio estava a ponto de se despedaçar.” Jonas 1, 4 e no versículo 5 “Então os marinheiros tiveram medo, e clamavam cada um ao seu deus, e alijaram ao mar a carga que estava no navio, para o aliviarem; Jonas, porém, descera ao porão do navio; e, tendo-se deitado, dormia um profundo sono”. Por causa do pecado de Jonas todos estavam no barco estava sofrendo, quantas pessoas que esta no pecado e acaba prejudicando pessoas que esta as sua volta. quantas mães e esposas que sofre por causa de pecado de seus filhos e de seus maridos, criando calo no joelho de tanto orar pedindo misericórdia a Deus porque não aguenta mas de tanto sofrimento vendo as pessoas que ama em pecado.

2- Arrependimento:Após Jonas ser lançado ao mar por causa do seu pecado (Jonas 1 10-16), veio o arrependimento. “Então o Senhor deparou um grande peixe, para que tragasse a Jonas; e esteve Jonas três dias e três noites nas entranhas do peixe”. Jonas 1,17. E ali nas entranhas do peixe Jonas orou (jonas 2, 1-10) e Deus com a sua misericórdia mandou o peixe deixasse ele ali em terra seca. Aleluia, Deus e maravilhoso, após Jonas ter rejeitado a chamada do senhor e fugido ainda assim Deus teve misericórdia dele e deu uma nova chance, talvez você esteja passando por algum problema e já fez de tudo pra resolver e nada acontece, amigo(a) faça uma nova aliança com Deus arrependa dos seus pecados entregue sua vida ao senhor e vai ser vitorioso porque esta escrito Deus não desanpara seus filhos. “Porque o Senhor ama o juízo e não desampara os seus santos, eles são preservados para sempre”. Salmo 37:28.

3 -Salvação: Depois que jonas se reconciliou,“Pela segunda vez veio a palavra do Senhor a Jonas, dizendo: Levanta-te, e vai à grande cidade de Nínive, e lhe proclama a mensagem que eu te ordeno.”Jonas 3:1-2 e jonas levantou e caminhou ate chegar na cidade ninivi e eram as de 120mil e tinha um grande valor para Deus, e jonas saiu a pregar pelas ruas dizendo o que Deus tinha ordenado e os ninivitas se comeveu com grande temor e se reconciliarao com Deus e receberao, fico imaginando quantos misionarios esta pelo mundo a pregar a palavra do senhor, longe da familia e amigos, sofrendo e gemendo. Deus tem uma chamda para cada um de nos nao podemos parar de falar do amor de Deus. Jesus te ama e esta te chamdo pra sua obra, vem em nome de Jesus.

Não podemos nos esconder de Deus. O que Ele deseja realizar através de nós virá a acontecer, apesar de todas as nossas oposições e reclamações. Efésios 2:10 nos lembra que Ele tem planos para nós e vai assegurar que vamos nos conformar com esses planos. Quanto mais fácil seria se nós, ao contrário de Jonas, nos submetêssemos a Ele sem demora!
O amor de Deus se manifesta em Sua acessibilidade a todos, independentemente da nossa reputação, nacionalidade ou raça. A livre oferta do Evangelho é para todos os povos em todos os tempos. Nossa tarefa como Cristãos é ser o meio pelo qual Deus fala ao mundo dessa oferta e alegrar-nos com a salvação de outras pessoas. Esta é uma experiência que Deus quer que compartilhemos com Ele, e não que sejamos ciumentos ou ressentidos com os que vêm a Cristo em “conversões de última hora” ou que passam por situações diferentes das nossas. Fonte: gotquestions.org

Deus te abençoe.

Blog Caminho certo

Compartilhe esta publicação

Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp
Share on print
prjulio

prjulio

Pastor da Igreja de Deus no Bairro Santa Terezinha - Catalão/Go. Pastoreando a 16 anos, pai de 5 filhos, Servo do Deus altíssimo, utilizando a internet como meio de propagação da palavra de Deus a quem desejar. Com humildade e amor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

whatsapp

Últimas Postagens