Pergunte ao Pastor

IDB_Santa_Terezinha

Estudando o livro de jonas

Estudando o livro de jonas

 

Jonas nasceu em Gate-Hefer, perto de Nazaré, filho de Amitai, Jonas significa “pomba”, Conhecido como profeta missionario o livro de Jonas e composto de 4 capítulos. não se sabe quem foi o autor ou autores de livro de Jonas segundo os historiadores Jonas profetizou durando o reinado de Jeroboão II , rei de Israel no século VIII a.C. em 2Rs 14: 25 e Mt 12: 39-41 pode encontrar algumas refencias sobre o livro de Jonas.

Comecei a ler o livro de Jonas e fiquei impressionado com que podemos aprender lendo o livro de Jonas, tenho certeza que cada pessoa que ler este livro vai aprender algo diferente da parte de Deus, com o estudo que fiz sobre o pude retirar 3 coisas muito importante o pecado, arrependimento e salvação.

1-Pecado: Seres como podemos ver em Jonas 1 1-3 Deus fala com Jonas e ele foge da presença do senhor, Jonas não obedece uma ordem diréta de Deus. Olhe o que diz no versículo 3: “Jonas, porém, levantou-se para fugir da presença do Senhor para Társis. E, descendo a Jope, achou um navio que ia para Társis; pagou, pois, a sua passagem, e desceu para dentro dele, para ir com eles para Társis, longe da presença do Senhor”. Deus nos deu a livre arbítrio podemos tomar a decisão certa ou errada e tem muitas pessoas que estão tomando a decisão errada desobedecendo a chamada do senhor, Deus tem falando e muitas pessoas não esta dando a atenção, e acaba caindo em pecado e deixando a obra do senhor a fazer.

1.1-Consequência do pecado: toda ação tem um reação e isso não foi diferente com Jonas, ele pagou caro pelo seu pecado. ” Mas o Senhor lançou sobre o mar um grande vento, e fez-se no mar uma grande tempestade, de modo que o navio estava a ponto de se despedaçar.” Jonas 1, 4 e no versículo 5 “Então os marinheiros tiveram medo, e clamavam cada um ao seu deus, e alijaram ao mar a carga que estava no navio, para o aliviarem; Jonas, porém, descera ao porão do navio; e, tendo-se deitado, dormia um profundo sono”. Por causa do pecado de Jonas todos estavam no barco estava sofrendo, quantas pessoas que esta no pecado e acaba prejudicando pessoas que esta as sua volta. quantas mães e esposas que sofre por causa de pecado de seus filhos e de seus maridos, criando calo no joelho de tanto orar pedindo misericórdia a Deus porque não aguenta mas de tanto sofrimento vendo as pessoas que ama em pecado.

2- Arrependimento:Após Jonas ser lançado ao mar por causa do seu pecado (Jonas 1 10-16), veio o arrependimento. “Então o Senhor deparou um grande peixe, para que tragasse a Jonas; e esteve Jonas três dias e três noites nas entranhas do peixe”. Jonas 1,17. E ali nas entranhas do peixe Jonas orou (jonas 2, 1-10) e Deus com a sua misericórdia mandou o peixe deixasse ele ali em terra seca. Aleluia, Deus e maravilhoso, após Jonas ter rejeitado a chamada do senhor e fugido ainda assim Deus teve misericórdia dele e deu uma nova chance, talvez você esteja passando por algum problema e já fez de tudo pra resolver e nada acontece, amigo(a) faça uma nova aliança com Deus arrependa dos seus pecados entregue sua vida ao senhor e vai ser vitorioso porque esta escrito Deus não desanpara seus filhos. “Porque o Senhor ama o juízo e não desampara os seus santos, eles são preservados para sempre”. Salmo 37:28.

3 -Salvação: Depois que jonas se reconciliou,“Pela segunda vez veio a palavra do Senhor a Jonas, dizendo: Levanta-te, e vai à grande cidade de Nínive, e lhe proclama a mensagem que eu te ordeno.”Jonas 3:1-2 e jonas levantou e caminhou ate chegar na cidade ninivi e eram as de 120mil e tinha um grande valor para Deus, e jonas saiu a pregar pelas ruas dizendo o que Deus tinha ordenado e os ninivitas se comeveu com grande temor e se reconciliarao com Deus e receberao, fico imaginando quantos misionarios esta pelo mundo a pregar a palavra do senhor, longe da familia e amigos, sofrendo e gemendo. Deus tem uma chamda para cada um de nos nao podemos parar de falar do amor de Deus. Jesus te ama e esta te chamdo pra sua obra, vem em nome de Jesus.

Não podemos nos esconder de Deus. O que Ele deseja realizar através de nós virá a acontecer, apesar de todas as nossas oposições e reclamações. Efésios 2:10 nos lembra que Ele tem planos para nós e vai assegurar que vamos nos conformar com esses planos. Quanto mais fácil seria se nós, ao contrário de Jonas, nos submetêssemos a Ele sem demora!
O amor de Deus se manifesta em Sua acessibilidade a todos, independentemente da nossa reputação, nacionalidade ou raça. A livre oferta do Evangelho é para todos os povos em todos os tempos. Nossa tarefa como Cristãos é ser o meio pelo qual Deus fala ao mundo dessa oferta e alegrar-nos com a salvação de outras pessoas. Esta é uma experiência que Deus quer que compartilhemos com Ele, e não que sejamos ciumentos ou ressentidos com os que vêm a Cristo em “conversões de última hora” ou que passam por situações diferentes das nossas. Fonte: gotquestions.org

Deus te abençoe.

Blog Caminho certo

Veja Também

Compartilhe esta publicação

prjulio

prjulio

A paz do Senhor! Eu sou o Pastor Júlio Fonseca, pastor da Igreja de Deus no Brasil, bairro Santa Terezinha, Catalão - Goiás. Mantenho meu trabalho na internet desde Fev/2007. Antes com o site idagospel.com, e agora com o site igrejadeus.com.br É um prazer tê-lo(a) aqui. Fique a vontade para explorar o conteúdo, faço votos que Deus fale com você por meio dos artigos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Bíblia com áudio



    



Últimas Postagens

ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

Rolar para cima

Uso de cookies

Conheça a política do site e o nosso sistema de privacidades, navegue com segurança!
Privacidade