Entendendo a santa ceia do Senhor

Entendendo a santa ceia do Senhor

I Coríntios 11:1-34

1 – Sede meus imitadores, como também eu sou de Cristo.

  • Jesus é o caminho então ande por suas pisaduras e chegarás em Deus.

2 – E louvo-vos, irmãos, porque em tudo vos lembrais de mim, e retendes os preceitos como vo-los entreguei.

  • A igreja está aplicando o que foi ensinado.

3 – Mas quero que saibais que Cristo é a cabeça de todo o homem, e o homem a cabeça da mulher; e Deus a cabeça de Cristo.

  • O homem era o provedor a mulher a rainha do lar.

4 – Todo o homem que ora ou profetiza, tendo a cabeça coberta, desonra a sua própria cabeça. 5 – Mas toda a mulher que ora ou profetiza com a cabeça descoberta, desonra a sua própria cabeça, porque é como se estivesse rapada. 6 – Portanto, se a mulher não se cobre com véu, tosquie-se também. Mas, se para a mulher é coisa indecente tosquiar-se ou rapar-se, que ponha o véu. 7 – O homem, pois, não deve cobrir a cabeça, porque é a imagem e glória de Deus, mas a mulher é a glória do homem.

  • As prostitutas raspavam a cabeça para mostrar sua profissão dai veio a desonra,
  • Segundo o escritor Ricardo Gondim “Isto porque, da mesma forma que uma mulher sem o véu era considerada prostituta pelos judeus, uma mulher com a cabeça rapada era tida como meretriz pelos gregos”.

8 – Porque o homem não provém da mulher, mas a mulher do homem.

  • Eva veio de Adão

9 – Porque também o homem não foi criado por causa da mulher, mas a mulher por causa do homem.

  • A mulher foi criada para ser a companheira do homem.

10 – Portanto, a mulher deve ter sobre a cabeça sinal de poderio, por causa dos anjos.

  • Uma mulher com véu é mulher santa como os anjos.

11 – Todavia, nem o homem é sem a mulher, nem a mulher sem o homem, no SENHOR. 12 – Porque, como a mulher provém do homem, assim também o homem provém da mulher, mas tudo vem de Deus.

  • Por fim o apostolo Paulo conclui que somos semelhantes pois somos dependentes uns dos outros.

13 – Julgai entre vós mesmos: é decente que a mulher ore a Deus descoberta? 14 – Ou não vos ensina a mesma natureza que é desonra para o homem ter cabelo crescido?

  • Este versículo já nos dá uma pista da verdadeira imagem de Cristo, pois se é desonroso para o homem ter cabelo comprido, porque Jesus teria cabelo comprido?

15 – Mas ter a mulher cabelo crescido lhe é honroso, porque o cabelo lhe foi dado em lugar de véu. 16 – Mas, se alguém quiser ser contencioso, nós não temos tal costume, nem as igrejas de Deus.

  • Ele encerra dizendo que isso é uma questão de costume.

17 – Nisto, porém, que vou dizer-vos não vos louvo; porquanto vos ajuntais, não para melhor, senão para pior. 18 – Porque antes de tudo ouço que, quando vos ajuntais na igreja, há entre vós dissensões; e em parte o creio. 19 – E até importa que haja entre vós heresias, para que os que são sinceros se manifestem entre vós.

  • Paulo faz uma analogia, que aquele que está praticando a palavra se destaca do que não pratica e assim ele está manifestando a glória de Deus em sua vida e todos poderão ver quem é sincero e praticante.

20 – De sorte que, quando vos ajuntais num lugar, não é para comer a ceia do Senhor. 21 – Porque, comendo, cada um toma antecipadamente a sua própria ceia; e assim um tem fome e outro embriaga-se. 22 – Não tendes porventura casas para comer e para beber? Ou desprezais a igreja de Deus, e envergonhais os que nada têm? Que vos direi? Louvar-vos-ei? Nisto não vos louvo.

  • Paulo está dizendo que a ceia do senhor não é festa para encher a barriga ou se embebedar de vinho, mais é um ato religioso e de adoração.

23 – Porque eu recebi do SENHOR o que também vos ensinei: que o Senhor Jesus, na noite em que foi traído, tomou o pão; 24 – E, tendo dado graças, o partiu e disse: Tomai, comei; isto é o meu corpo que é partido por vós; fazei isto em memória de mim.

  • O corpo de Cristo é para alimentar a alma e não a carne. É para você ter Cristo dentro de sí.

25 – Semelhantemente também, depois de cear, tomou o cálice, dizendo: Este cálice é o novo testamento no meu sangue; fazei isto, todas as vezes que beberdes, em memória de mim.

  • O sangue representa a vida, por isso não se deve tomar o sangue como alimento. Os pactos feitos são sempre com sangue que simbolicamente representa um pacto de vida.

26 – Porque todas as vezes que comerdes este pão e beberdes este cálice anunciais a morte do Senhor, até que venha.

  • Quem toma a ceia está simbolicamente renovando o seu compromisso com Deus.

27 – Portanto, qualquer que comer este pão, ou beber o cálice do Senhor indignamente, será culpado do corpo e do sangue do Senhor. 28 – Examine-se, pois, o homem a si mesmo, e assim coma deste pão e beba deste cálice. 29 – Porque o que come e bebe indignamente, come e bebe para sua própria condenação, não discernindo o corpo do SENHOR.

  • Se Cristo vive dentro de você ele deve fazer a limpeza interior, jogando fora tudo aquilo que não convém, porém se cristo está em nós, se sabemos disso, se honramos sua memória, então devemos aceitar a limpeza que ele irá fazer.

30 – Por causa disto há entre vós muitos fracos e doentes, e muitos que dormem. 31 – Porque, se nós nos julgássemos a nós mesmos, não seríamos julgados. 32 – Mas, quando somos julgados, somos repreendidos pelo Senhor, para não sermos condenados com o mundo.

  • Se intendemos o significado da ceia e da presença de Cristo em nossas vidas, por meio da prática da palavra de Cristo vamos nos tornar puros, abandonado praticas pecaminosas e nos tornando Cristão de fato.
  • Assim como a água rega a planta e ela se fortifica e cresce, a ceia rega o Espírito para que ele cresça.

33 – Portanto, meus irmãos, quando vos ajuntais para comer, esperai uns pelos outros. 34 – Mas, se algum tiver fome, coma em casa, para que não vos ajunteis para condenação. Quanto às demais coisas, ordená-las-ei quando for.

  • Mais uma vez Paulo adverte para que tomemos a ceia como um ritual de adoração ao senhor, incentivando a união (comemos juntos) e em sentido de adoração. Pois quem não tem o sentido do ritual de adoração, está de fato profanando o sentido da ceia.
  • Imagine se alguém está passando na porta da igreja e vê que ali está comendo e bebendo vinho, ele poderia achar que era festa e querer se embriagar e divertir, e este não é o sentido da Ceia do Senhor.

Compartilhe esta publicação

Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp
Share on print
prjulio

prjulio

Pastor da Igreja de Deus no Bairro Santa Terezinha - Catalão/Go. Pastoreando a 16 anos, pai de 5 filhos, Servo do Deus altíssimo, utilizando a internet como meio de propagação da palavra de Deus a quem desejar. Com humildade e amor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

whatsapp

Últimas Postagens