Deus nos convida para a festa

Mateus 22:2-14   2 – O reino dos céus é semelhante a um certo rei que celebrou as bodas de seu filho; 3 – E enviou os seus servos a chamar os convidados para as bodas, e estes não quiseram vir. 4 – Depois, enviou outros servos, dizendo: Dizei aos convidados: Eis que tenho o meu jantar preparado, os meus bois e cevados já mortos, e tudo já pronto; vinde às bodas. 5 – Eles, porém, não fazendo caso, foram, um para o seu campo, outro para o seu tráfico; 6 – E os outros, apoderando-se dos servos, os ultrajaram e mataram. 7 – E o rei, tendo notícia disto, encolerizou-se e, enviando os seus exércitos, destruiu aqueles homicidas, e incendiou a sua cidade. 8 – Então diz aos servos: As bodas, na verdade, estão preparadas, mas os convidados não eram dignos. 9 – Ide, pois, às saídas dos caminhos, e convidai para as bodas a todos os que encontrardes. 10 – E os servos, saindo pelos caminhos, ajuntaram todos quantos encontraram, tanto maus como bons; e a festa nupcial foi cheia de convidados. 11 – E o rei, entrando para ver os convidados, viu ali um homem que não estava trajado com veste de núpcias. 12 – E disse-lhe: Amigo, como entraste aqui, não tendo veste nupcial? E ele emudeceu. 13 – Disse, então, o rei aos servos: Amarrai-o de pés e mãos, levai-o, e lançai-o nas trevas exteriores; ali haverá pranto e ranger de dentes. 14 – Porque muitos são chamados, mas poucos escolhidos.

Lucas 14:16-24  16 – Porém, ele lhe disse: Um certo homem fez uma grande ceia, e convidou a muitos. 17 – E à hora da ceia mandou o seu servo dizer aos convidados: Vinde, que já tudo está preparado. 18 – E todos à uma começaram a escusar-se. Disse-lhe o primeiro: Comprei um campo, e importa ir vê-lo; rogo-te que me hajas por escusado. 19 – E outro disse: Comprei cinco juntas de bois, e vou experimentá-los; rogo-te que me hajas por escusado. 20 – E outro disse: Casei, e portanto não posso ir. 21 – E, voltando aquele servo, anunciou estas coisas ao seu senhor. Então o pai de família, indignado, disse ao seu servo: Sai depressa pelas ruas e bairros da cidade, e traze aqui os pobres, e aleijados, e mancos e cegos. 22 – E disse o servo: SENHOR, feito está como mandaste; e ainda há lugar. 23 – E disse o senhor ao servo: Sai pelos caminhos e valados, e força-os a entrar, para que a minha casa se encha. 24 – Porque eu vos digo que nenhum daqueles homens que foram convidados provará a minha ceia.

Marcos 12:1-12  1 – E COMEÇOU a falar-lhes por parábolas: Um homem plantou uma vinha, e cercou-a de um valado, e fundou nela um lagar, e edificou uma torre, e arrendou-a a uns lavradores, e partiu para fora da terra. 2 – E, chegado o tempo, mandou um servo aos lavradores para que recebesse, dos lavradores, do fruto da vinha. 3 – Mas estes, apoderando-se dele, o feriram e o mandaram embora vazio. 4 – E tornou a enviar-lhes outro servo; e eles, apedrejando-o, o feriram na cabeça, e o mandaram embora, tendo-o afrontado. 5 – E tornou a enviar-lhes outro, e a este mataram; e a outros muitos, dos quais a uns feriram e a outros mataram. 6 – Tendo ele, pois, ainda um seu filho amado, enviou-o também a estes por derradeiro, dizendo: Ao menos terão respeito ao meu filho. 7 – Mas aqueles lavradores disseram entre si: Este é o herdeiro; vamos, matemo-lo, e a herança será nossa. 8 – E, pegando dele, o mataram, e o lançaram fora da vinha. 9 – Que fará, pois, o SENHOR da vinha? Virá, e destruirá os lavradores, e dará a vinha a outros. 10 – Ainda não lestes esta Escritura: A pedra, que os edificadores rejeitaram, Esta foi posta por cabeça de esquina; 11 – Isto foi feito pelo Senhor E é coisa maravilhosa aos nossos olhos?