Como cultivar a esperança

Como cultivar a esperança

Esperança que vem do Senhor

Salmos 27:13-14     13 – Pereceria sem dúvida, se não cresse que veria a bondade do SENHOR na terra dos viventes. 14 – Espera no SENHOR, anima-te, e ele fortalecerá o teu coração; espera, pois, no SENHOR.

COMO CULTIVAR A ESPERANÇA NO DECORRER DA VIDA.

O que significa a palavra “esperança”? É o ato de confiar, é uma expectativa de conseguir um bem que se deseja, é sentir calma enquanto aquilo que se espera não acontece. É natural e necessário que tenhamos expectativas na vida, que lutemos por nossos ideais, esperando a resposta que vem do Senhor, confiando que Ele realizará todos os nossos sonhos. Há quanto tempo você espera uma resposta de Deus? Está demorando? Não desanime.

O apóstolo  Paulo considerou três pilares que sustentam a vida do cristão. Fé, esperança e amor.

I Corintios 13:13 – Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três, mas o maior destes é o amor.

A fé = Te liga a Deus

A esperança = Mantém viva a sua confiança.

O amor = Faz você praticar a palavra da salvação.

 O apóstolo Pedro também fala que Jesus Cristo nos gerou para uma viva esperança. 

I Pedro 1:3 – Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo que, segundo a sua grande misericórdia, nos gerou de novo para uma viva esperança, pela ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos,

Pratique a esperança – haja com sabedoria – evite a murmuração – viva com expectativa o futuro e busque se fortalecer no senhor.

Temos que ter esperança no Senhor, pois a confiança no homem é vã.

Jeremias 17:5 – Assim diz o SENHOR: Maldito o homem que confia no homem, e faz da carne o seu braço, e aparta o seu coração do SENHOR!

5 tópicos para manter viva a nossa esperança.

1º Tenha Paciência

Existem crentes que, ao atravessar momentos de grandes adversidades e desafios, desanimam dizendo não encontrarem uma saída para a situação. Outros acham impossível achar paciência e manter a esperança em meio à tribulação.

Salmos 40:1-2

1 – ESPEREI com paciência no SENHOR, e ele se inclinou para mim, e ouviu o meu clamor. 2 – Tirou-me dum lago horrível, dum charco de lodo, pôs os meus pés sobre uma rocha, firmou os meus passos.

2º Mantenha-se em constante ligação com Deus.

Paulo e Silas na prisão.

Atos 16:25-26     25 – E, perto da meia-noite, Paulo e Silas oravam e cantavam hinos a Deus, e os outros presos os escutavam. 26 – E de repente sobreveio um tão grande terremoto, que os alicerces do cárcere se moveram, e logo se abriram todas as portas, e foram soltas as prisões de todos.

3º Lembre-se da fidelidade de Deus quando tudo para perdido

Lamentações 3:21-22    21 – Disto me recordarei na minha mente; por isso esperarei. 22 – As misericórdias do SENHOR são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim;

4º Ele abrirá uma porta no meio da tribulação

Apocalipse 3:8 – Conheço as tuas obras; eis que diante de ti pus uma porta aberta, e ninguém a pode fechar; tendo pouca força, guardaste a minha palavra, e não negaste o meu nome.

5º você é marcado para vencer pois o próprio Cristo zela por você.

João 17:9-19      9 – Eu rogo por eles; não rogo pelo mundo, mas por aqueles que me deste, porque são teus. 10 – E todas as minhas coisas são tuas, e as tuas coisas são minhas; e nisso sou glorificado. 11 – E eu já não estou mais no mundo, mas eles estão no mundo, e eu vou para ti. Pai santo, guarda em teu nome aqueles que me deste, para que sejam um, assim como nós. 12 – Estando eu com eles no mundo, guardava-os em teu nome. Tenho guardado aqueles que tu me deste, e nenhum deles se perdeu, senão o filho da perdição, para que a Escritura se cumprisse. 13 – Mas agora vou para ti, e digo isto no mundo, para que tenham a minha alegria completa em si mesmos. 14 – Dei-lhes a tua palavra, e o mundo os odiou, porque não são do mundo, assim como eu não sou do mundo. 15 – Não peço que os tires do mundo, mas que os livres do mal. 16 – Não são do mundo, como eu do mundo não sou. 17 – Santifica-os na tua verdade; a tua palavra é a verdade. 18 – Assim como tu me enviaste ao mundo, também eu os enviei ao mundo. 19 – E por eles me santifico a mim mesmo, para que também eles sejam santificados na verdade.

CONCLUSÃO

Mesmo que você não veja saída ou resolução para o seu problema, mantenha a esperança viva; no tempo certo, Deus dará a resposta, e você receberá muito mais do que o esperado. Creio que o tempo de vitória na sua vida está próximo. Não desanime. Espere em Deus.

Compartilhe esta publicação

Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp
Share on print
prjulio

prjulio

Pastor da Igreja de Deus no Bairro Santa Terezinha - Catalão/Go. Pastoreando a 16 anos, pai de 5 filhos, Servo do Deus altíssimo, utilizando a internet como meio de propagação da palavra de Deus a quem desejar. Com humildade e amor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

whatsapp

Últimas Postagens