As verdades de cada um de nós

times de futebol

Você pode acreditar que seu time de futebol é o melhor, porém isso é apenas a sua verdade, outra pessoa pode ter uma verdade diferente.

As verdades de cada um de nós

Quando alguém acredita de todo coração em algo, é porque para ele acredita que aquilo é uma verdade. O homem pensa, decide e age conforme aquilo que ele acredita ser a “verdade”. Porém a verdade de uma pessoa não é necessariamente a verdade de outro. Os valores de uma pessoa estão ligados a sua criação, sua educação e com o ambiente que o rodeia. Tradições, modismo e circunstância também ajudam a formar o caráter e os valores de um indivíduo.

Os 3 tipos de verdade.

Verdade absoluta

• Quando a grande maioria das pessoas concordam. Exemplo: O bem constrói o mal destrói.

Verdade relativa

Quando você faz uma escolha. Exemplo: Jiló é gostoso.

Verdade Divina

Para o que crer ela é absoluta. Para o que não crer ela é relativa.

Pontos relativos à verdade:

• Devemos respeitar as verdades do nosso próximo.
  • O que forma um indivíduo é:
    • Família, Costumes e Tradições, Ambiente em que vive, Influência da sociedade(modismo), Escola, Trabalho
  • Jesus veio a terra nos ensinar a verdade de Deus.
  • Pode alguém viver na mentira conhecendo a verdade?

A verdade divina é incontestável.

João 8:44 – Vós tendes por pai ao diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai. Ele foi homicida desde o princípio, e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso, e pai da mentira.

• O diabo pressiona uma pessoa através da mentira que ela conta. E quanto mais o tempo passa mais difícil será falar a verdade que está oculta.
  • A mentira é o caminho mais fácil para os covardes.

Na casa de Deus não é lugar para mentiras

Salmos 101:7 – O que usa de engano não ficará dentro da minha casa; o que fala mentiras não estará firme perante os meus olhos.

• Na casa de Deus não há lugar para vergonha, a mentira traz vergonha interna (no coração) ou externa (na sociedade).
  • Ser cristão e viver a verdade.

Devo estar disposto a mudar as minhas verdades, quando elas são contrárias a vontade de Deus.

João 8:32 – E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.

• Tem pessoas que tentam mudar os fatos, tentando transformar por meio de palavra doces o pecado numa prática legal. Podemos enganar ao homem, porém a Deus ninguém engana.

A verdade de Cristo nos traz a salvação. É necessário confessar e abandonar o pecado.

II Crônicas 7:14 – E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra.

As vezes o caminho da verdade é difícil e traz consequências desagradáveis que teremos de lidar, porém é o correto a se fazer e requer coragem de cada um de nós.

Você vive as verdades do mundo ou a verdade de Deus?