A vida é feita de escolhas

João 6:66-69     66 – Desde então muitos dos seus discípulos tornaram para trás, e já não andavam com ele. 67 – Então disse Jesus aos doze: Quereis vós também retirar-vos? 68 – Respondeu-lhe, pois, Simão Pedro: Senhor, para quem iremos nós? Tu tens as palavras da vida eterna. 69 – E nós temos crido e conhecido que tu és o Cristo, o Filho do Deus vivente.

1 – A escolha de ló – O olhar carnal é enganoso

(Gênesis 13:8) – E disse Abrão a Ló: Ora, não haja contenda entre mim e ti, e entre os meus pastores e os teus pastores, porque somos irmãos. 9) – Não está toda a terra diante de ti? Eia, pois, aparta-te de mim; e se escolheres a esquerda, irei para a direita; e se a direita escolheres, eu irei para a esquerda. 10) – E levantou Ló os seus olhos, e viu toda a campina do Jordão, que era toda bem regada, antes do SENHOR ter destruído Sodoma e Gomorra, e era como o jardim do SENHOR, como a terra do Egito, quando se entra em Zoar.

• Devemos decidir com a visão de Deus e não com a nossa própria visão.

2 – A escolha da mulher de ló – Deixou de obedecer a Deus para se alegrar com o mal

(Gênesis 19:24) – Então o SENHOR fez chover enxofre e fogo, do SENHOR desde os céus, sobre Sodoma e Gomorra; 25) – E destruiu aquelas cidades e toda aquela campina, e todos os moradores daquelas cidades, e o que nascia da terra. 26) – E a mulher de Ló olhou para trás e ficou convertida numa estátua de sal.

• Obedeça para poder receber as bênçãos de Deus.

3 – A escolha dos israelitas no deserto – Viram as dificuldades e não a Deus e decidiram recuar

(Números 13:21) – Assim subiram e espiaram a terra desde o deserto de Zim, até Reobe, à entrada de Hamate. 22) – E subiram para o lado do sul, e vieram até Hebrom; e estavam ali Aimã, Sesai e Talmai, filhos de Enaque (Hebrom foi edificada sete anos antes de Zoã no Egito). 23) – Depois foram até ao vale de Escol, e dali cortaram um ramo de vide com um cacho de uvas, o qual trouxeram dois homens, sobre uma vara; como também das romãs e dos figos. 24) – Chamaram àquele lugar o vale de Escol, por causa do cacho que dali cortaram os filhos de Israel. 25) – E eles voltaram de espiar a terra, ao fim de quarenta dias. 26) – E caminharam, e vieram a Moisés e a Arão, e a toda a congregação dos filhos de Israel no deserto de Parã, em Cades; e deram-lhes notícias, a eles, e a toda a congregação, e mostraram-lhes o fruto da terra. 27) – E contaram-lhe, e disseram: Fomos à terra a que nos enviaste; e verdadeiramente mana leite e mel, e este é o seu fruto. 28) – O povo, porém, que habita nessa terra é poderoso, e as cidades fortificadas e mui grandes; e também ali vimos os filhos de Enaque. 29) – Os amalequitas habitam na terra do sul; e os heteus, e os jebuseus, e os amorreus habitam na montanha; e os cananeus habitam junto do mar, e pela margem do Jordão. 30) – Então Calebe fez calar o povo perante Moisés, e disse: Certamente subiremos e a possuiremos em herança; porque seguramente prevaleceremos contra ela.

• Confie em Deus e não as próprias forças.

4 – A escolha de Davi – Achou que havia agradado a Deus a ponto dele não se importar com seu pecado

(II Samuel 11:2) – E aconteceu que numa tarde Davi se levantou do seu leito, e andava passeando no terraço da casa real, e viu do terraço a uma mulher que se estava lavando; e era esta mulher mui formosa à vista. 3) – E mandou Davi indagar quem era aquela mulher; e disseram: Porventura não é esta Bate-Seba, filha de Eliã, mulher de Urias, o heteu? 4) – Então enviou Davi mensageiros, e mandou trazê-la; e ela veio, e ele se deitou com ela (pois já estava purificada da sua imundícia); então voltou ela para sua casa. 5) – E a mulher concebeu; e mandou dizer a Davi: Estou grávida.

• O que você fez de bom não te dá o direito de fazer o mal.

5 – Escolha do homem rico – Escolheu ao dinheiro ao invés de servir a Deus

Mateus 19:20-22  20 – Disse-lhe o jovem: Tudo isso tenho guardado desde a minha mocidade; que me falta ainda?  21 – Disse-lhe Jesus: Se queres ser perfeito, vai, vende tudo o que tens e dá-o aos pobres, e terás um tesouro no céu; e vem, e segue-me. 22 – E o jovem, ouvindo esta palavra, retirou-se triste, porque possuía muitas propriedades.

• O verdadeiro tesouro está no céu.