A ausência de Deus é o caus da alma

Salmos 42:1-5

1 – ASSIM como o cervo brama pelas correntes das águas, assim suspira a minha alma por ti, ó Deus! 2 – A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo; quando entrarei e me apresentarei ante a face de Deus? 3 – As minhas lágrimas servem-me de mantimento de dia e de noite, enquanto me dizem constantemente: Onde está o teu Deus? 4 – Quando me lembro disto, dentro de mim derramo a minha alma; pois eu havia ido com a multidão. Fui com eles à casa de Deus, com voz de alegria e louvor, com a multidão que festejava. 5 – Por que estás abatida, ó minha alma, e por que te perturbas em mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei pela salvação da sua face.

Texto Bíblico:
Sl 42.2 A minha alma tem sede de Deus , do Deus vivo ; quando entrarei e me apresentarei ante a face de Deus ?

1. OS EFEITOS PROVOCADOS PELA AUSÊNCIA DE DEUS

* Trazem ansiedade que se transformam em desânimo – Pv 12.25 A ansiedade no coração deixa o homem abatido , mas uma boa palavra o alegra
* Trazem inseguranças que se transformam em fobias – Pv 1.33 Mas o que me der ouvidos habitará em segurança , e estará livre do temor do mal .
* Trazem inquietação que se transformam em angústia – Sl 31.9 Tem misericórdia de mim , ó Senhor , porque estou angustiado. Consumidos estão de tristeza os meus olhos , a minha alma e o meu ventre .

1. OS EFEITOS PROVOCADOS PELA CARÊNCIA DE DEUS
    * Alguns buscam o isolamento fugindo do problema – Pv 18.1 BUSCA satisfazer seu próprio desejo aquele que se isola; ele se insurge contra toda sabedoria
    * Alguns buscam o isolamento com desejos de morte – I Rs 19.4 Ele , porém , foi ao deserto , caminho de um dia , e foi sentar-se debaixo de um zimbro; e pediu para si a morte , e disse: Já basta , ó Senhor ; toma agora a minha vida , pois não sou melhor do que meus pais .
    * Alguns buscam o isolamento não crendo na solução – Sl 145.14 O Senhor sustenta a todos os que caem, e levanta a todos os abatidos .
  2. OS EFEITOS PROVOCADOS PELA PRESENÇA DE DEUS
    * As soluções vem em confiar no ajudador divino – Sl 115.11 Vós , os que temeis ao Senhor , confiai no Senhor ; ele é o seu auxílio e o seu escudo .
    * As soluções vem em confiar na providência divina – Sl 27.14 Espera no Senhor , anima-te, e ele fortalecerá o teu coração ; espera , pois , no Senhor
    * As soluções vem em confiar na segurança divina – Pv 19.23 O temor do Senhor encaminha para a vida ; aquele que o tem ficará satisfeito , e não o visitará mal nenhum .

Elaborado pelo Pastor Adilson Guilhermel