A arte de ser cristão e perdoar

Amar os inimigos

A história do Pagando o mal com o bem

• Quando devolvemos o mal na mesma medida, não nos tornamos melhores mais iguais.
  • Revelar a outra face é fazer diferente
  • Jesus nos ensinou a amar até os inimigos.
  • Para que ter inimigos, façamos deles nossos amigos, pois o amor de Cristo está em nosso coração.

Jesus ensina a amar

Mateus 5:44

44 – Eu, porém, vos digo: Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem; para que sejais filhos do vosso Pai que está nos céus;

Jesus ensina a perdoar

Mateus 6:14

14 – Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celestial vos perdoará a vós;

Jesus mostra o caminho.

Marcos 11:25-26

25 – E, quando estiverdes orando, perdoai, se tendes alguma coisa contra alguém, para que vosso Pai, que está nos céus, vos perdoe as vossas ofensas.

26 – Mas, se vós não perdoardes, também vosso Pai, que está nos céus, vos não perdoará as vossas ofensas.

Jesus dá o exemplo.

Lucas 23:34

34 – E dizia Jesus: Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem. E, repartindo as suas vestes, lançaram sortes.

Passos para amar o inimigo

1. O homem traído.
  2. Entregar a Deus. (Não se deve buscar vingança)
  3. Orar para o inimigo.
  4. Perdão não é significado de fraqueza, mais de força espiritual
  5. Buscar compreender os motivos que cada um tem.
  6. Lutar da maneira certa. O alvo é da nossa luta não é a carne e o sangue, mas contra principados e potestades, diz em Efésios.

Efésios 6:12

12 – Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais.