É POSSÍVEL CONGREGAR NUMA IGREJA APENAS PELA INTERNET

Basta um clique para aceitar a Jesus, ser batizado. Há até Santa Ceia on-line para os fiéis. Tendência dos Estados Unidos chegou ao Brasil
Foi pela Internet que se converteu o jovem José Luiz Junior, de 18 anos. “Sonhei que, antes de cair num precipício, eu encontrava uma Bíblia. Depois disso, comecei a me interessar pela Palavra, mas sem entender muito”, conta José Luiz em um chat (lugar de bate-papo na Internet). “Até que encontrei um cristão no canal #100% Jesus no brasIRC. Conversei várias vezes com essa pessoa. Ele me explicou a Bíblia e me mostrou que Jesus Cristo morreu pelos meus pecados, para me dar a salvação, e eu só tinha que aceitá-Lo. Não volto mais atrás: sou de Jesus”, testemunha o internauta no site da Igreja Virtual Evangélica Brasileira (IVE) (www.nbz.com.br/igrejavirtual), que congrega na web pessoas independentemente de suas denominações.
E para aceitar Jesus, basta dar um clique. Há sites especializados em levar as pessoas a aceitar Cristo, como, por exemplo: www. deusamavoce.com ou www.jesus-ofilme.com. Nos Estados Unidos, onde as igrejas virtuais são uma tendência crescente, já há fiéis que participam da Santa Ceia on-line, em casa, com seu próprio pão e vinho. A organização Leadership Network, que estuda e promove a inovação dentro da igreja, assinala que há pelo menos 40 congregações religiosas de protestantes conhecidas como “campus interativos on-line”.A iniciativa vai além de simplesmente transmitir o culto dominical por meio de câmera web e criar fóruns de fiéis. Os portais são interativos, com um pastor dedicado totalmente ao relacionamento com os seguidores na rede, no chat ao vivo, e outras funções adicionais.
Algumas congregações religiosas como a Flamingo Road Church, na Flórida, realizam inclusive batismos na rede. O ministério, cujo campus na Internet reúne a cada fim de semana 2,3 mil pessoas, começou a divulgar a novidade em 2007 como uma maneira de expandir a igreja.
A LifeChurch.tv, veterana do ramo com 60 mil visitantes por semana, transmite seus cultos para 140 países. Para captar novos fiéis, a congregação compra publicidade contextual no Google. Cada vez que os internautas digitam termos como “sexo” ou “mulheres nuas” surge na tela uma opção convidando o usuário para entrar em sites religiosos em vez de pecar.Internet no Brasil
O número de usuários ativos de Internet no Brasil chegou a 37,9 milhões em março de 2010, revelou a empresa de pesquisas de mercado Nielsen Ibope On-line. O tempo mensal de utilização do computador – no trabalho e em casa – ficou em 71 horas e 14 minutos, 16,8% a mais que as cerca de 61 horas que foram dedicadas em fevereiro, em média.
Esse tempo inclui o uso de aplicativos – sem eles, o período de uso em março cai para 48 horas e 45 minutos e o de fevereiro, 42 horas e 55 minutos (aumento de 13,6%). O número de pessoas com acesso à Internet no Brasil, tanto no trabalho como em domicílios, foi estimado pela empresa em 46,99 milhões.

Mais uma oportunidade
No site da Igreja Virtual Evangélica Brasileira (IVE), há um alerta: “A Igreja virtual não veio para tomar o lugar da igreja real, mas sim para somar mais um meio, mais uma oportunidade”. E há milhares de pessoas em busca de alento espiritual on-line. Segundo dados da instituição, desde 2002 foram respondidos mais de dez mil pedidos de orações e aconselhamentos feitos pela skype, msn, e-mail e telefone. Somente neste ano de 2010, estima-se que a cifra de 2,3 mil orações e aconselhamentos anuais será ultrapassada.
Como instrumento de evangelização, a Internet é um vasto mar de oportunidades para ganhar vidas para Jesus. Os números mostram que a web cresce a passos largos em todo o mundo, inclusive no Brasil.

TAG: É POSSÍVEL CONGREGAR NUMA IGREJA APENAS PELA INTERNET